Entrevista: Pedro Bento

No início do ano de 1997, nasceu em Angola, o escritor Pedro Bento, autor do livro «Rockets», com a chancela da Chiado Editora. Hoje é o protagonista desta entrevista no SobreTudo.

1. Quem é o Pedro Bento?
(risos) A entrevista já começou com um nível de dificuldade elevado. Bem, o Pedro Bento é um sonhador, um jovem que quer fazer tudo, quer ser alguém que as pessoas possam admirar e sobretudo respeitar e, acima de tudo, não pretende ser um inútil.  

2. Nasceu em Angola. Conte-nos um pouco da sua infância.
Eu costumo a dizer que tive a sorte de nascer provavelmente na última geração que teve uma infância mesmo destinada a uma criança. Eu, na infância, eu só queria ser um jogador de futebol, eu adorava fazer todo o tipo de brincadeiras, como por exemplo algumas que são bem famosas em Angola como o papá e mamã, escondidas, semelha, garafinha e meti tira.

3. Veio para Portugal para estudar. Que diferenças encontrou?
Imensas diferenças! Não tem nada a haver o ensino daqui com o de Angola. São mundos completamente diferentes. E em 2008, quando vim para Portugal, era ainda pior.

4. Antes da escrita, começou pela representação. Que projetos fez nesta área?
Não fiz nada que esteja espalhado pela internet. Fiz algumas peças de teatro, que era a minha principal área de atuação, fiz uma curta-metragem, produzi outra e tive um ou dois canais no YouTube.

5. Como nasceu a sua paixão pela escrita?
Foi muito repentino. Comecei a gostar muito de ler e em 2013 foi o ano em que eu comecei mesmo a escrever a sério.

6. Começou logo a escrever os «Rockets»?
Não, comecei por escrever poesias (risos) e depois escrevi o «Life for Life», que até hoje não foi publicado mas várias pessoas têm.

7. Poesias? Temos poeta?
(risos) Eu tenho um veia romântica e levou-me a escrever poesias e quem sabe ainda irei publicá-los.

8. «Rockets» é o seu primeiro livro editado. Como foi o processo até chegar às livrarias? 
Foi tudo um sonho! Eu estava à espera de acordar e ver que era mesmo um sonho... só acreditei no dia em que peguei o livro pelas minhas mãos.

9. Fale-nos sobre a história dos «Rockets».
Os «Rockets» fala sobre o interior da maior liga de basquetebol do mundo, a NBA. A história é contada aos olhos do diretor técnico dos Houston Rockets. É basicamente o interligar do desporto com a sua vida pessoal.

10. Planeia lançar um novo livro?
Sim, dentro de um ano ou dois anos, embora já tenha alguns preparados, mas eu prefiro ir devagar.

11. Se ganhasse um prémio de revelação na categoria da literatura, qual seria a sua reação? 
(risos) Seria de espanto e uma certa loucura.

12. Enquanto não lança um novo livro, encontra-se aqui no SobreTudo a escrever crónicas. O que podemos esperar nas próximas edições?
Estou entusiasmado com essa oferta que o SobreTudo me deu e pode-se esperar muitas coisas boas: vamos ter crónicas sobre os meus crushs, sobre a NBA, sobre livros e até sobre jogos.

Comentários