terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Crónica #14: Questões sociais em volta da juventude

Estava há pouco em casa, ao telemóvel, sem prestar atenção nenhuma à televisão até certo momento. Tinha a televisão ligada na TVI, no qual decorria o programa «A Tarde é Sua», onde o tema que se falava era sobre um livro «Os jovens e as drogas».
A verdade é que a minha atenção foi despertada, não pelo livro, mas sim pelos temas que eram falados entre a apresentadora e o escritor. E que temas eram?! Temas que tocam a todos os estudantes, jovens, pais e restante família e ao sistema de educação.
Temas, como por exemplo, o facto de os programas curriculares serem tão extensos em matérias específicas que fica para trás uma realidade do mundo que rodeia os alunos, neste caso, é indo de encontro ao tema do livro, a realidade das drogas; o facto de ser esquecido o trabalho que é feito pelas associações e instituições de apoio aos drogados; o facto de jovens não serem alcoólicos, mas serem vítimas do alcoolismo porque o pai/mãe foram dependentes do álcool.
Temas que deviam ser falados, não ignorados. Temas que hoje são tratados como tabus, absurdo! É absurdo porque só não sabe quem é ignorante, porque hoje temos toda a informação à distância de um clique.
E depois admiram-se quando se diz que a juventude está perdida?! Não se admirem, talvez esteja mesmo! (Vejam o programa, dêem uma olhada).

Por A. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário