Entrevista: Rui Viegas

Dias depois da sua saída da «Casa do Líder 2», Rui Viegas faz um balanço da sua estadia no reality show cabo-verdiano, fala da sua paixão pela comunicação e das suas ambições profissionais. Hoje é o protagonista desta entrevista no SobreTudo.

1. Quem é o Rui Viegas?
O Rui Viegas é um "puto" cheio de sonhos e com uma força que não sabe de onde lhe vem para conseguir aquilo em que acredita.

2. Como nasceu a sua paixão pela comunicação?
A paixão pela comunicação começou em 2005 a ver um programa de televisão. Nesse dia pensei 'é isto (apresentar) que eu quero fazer para o resto da minha vida'. Imagine um puto de oito anos a dizer isto! (risos) Depois essa paixão foi evoluindo, acompanhei cada vez mais tudo o que se passava na televisão e acabei por cursar em jornalismo o ano passado. Aprendi muito mas serviu para perceber que não me levo a sério o suficiente para fazer jornalismo. O meu mundo é o entretenimento.

3. O Rui possuiu, há um ano, um canal no YouTube com mais de mil subscritores. Acha que esta plataforma é o futuro da comunicação?
Sim! O YouTube e, principalmente, o digital são cada vez mais as principais plataformas de comunicação. Isso é ótimo, o facto de podermos evoluir... Mas faz-me pensar que um dia pode deixar de haver televisão, o 'mundo mágico' onde quero trabalhar até ser velhinho e isso assusta um pouco.

4. Qual foi o vídeo que mais gostou de gravar?
O vídeo que mais gostei de gravar foram esta última série de vídeos onde eu mostro os sítios que visitei nas minhas férias. Mas estou com muitas ideias novas e, quando chegar a Portugal, vou reformular o canal e trazer conteúdos mais 'à Rui' (parvoíces).

5. Mais recentemente, foi um dos concorrentes da «Casa do Líder 2». Como surgiu esta oportunidade?
A oportunidade surgiu porque eu gosto de reality shows e vejo alguns. Já tinha visto a primeira edição e tinha feito 'like' no Facebook do programa. Um dia, estava na escola, numa aula de televisão, e o computador não funcionava, mudei de computador e não funcionava também, até que, mudei de novo e a primeira coisa que fiz foi abrir o Facebook. A mensagem que me aparece no topo do Facebook é algo do género «Atenção! Está aberto o casting para a 2ª edição da Casa do Líder». Inscrevi-me logo e fui passando em todas as fases até chegar à casa mais vigiada de Cabo Verde.

6. Que balanço faz da sua passagem pela casa mais famosa de Cabo Verde?
O balanço é, sem dúvida, positivo, embora só lá tenha estado duas semanas. Eu não ia preparado para este jogo. Eu pensei que esta edição fosse como a primeira, assim 'sem sal'. Pensei 'vou lá picá-los um pouco' (essa seria a minha estratégia), embora não quisesse muitas confusões porque este é um reality show com um fundo solidário onde cada concorrente leva um projeto solidário. Mas quando na primeira noite há uma discussão muita feia e no segundo dia existiram (pelo menos) três discussões séries, eu pensei: 'Vou ter de mudar de estratégia'. E decidi 'vou ser calminho' (eu tinha de ser diferente de todos os que lá estavam). No fim, foi isso que me fez sair na segunda semana. Não me soltei mais porque, no fundo, não era só o Rui Viegas que ali estava. Era o Rui Viegas a representar Portugal e não queria deixar o meu país mal visto.

7. Que reações recebeu à sua participação?

As reações foram boas! As pessoas na rua dizem-me 'que pena que saiu', 'gostei tanto de o ver', 'era o mais educado e saiu tão cedo?!'. O que aconteceu também é que os votos são caros (um euro por cada voto) e tendo concorrentes dos EUA, os EUA votam em peso e os cabo-verdianos votam nos seus.

8. Há perspetivas de trabalho em Cabo Verde?
Em Cabo Verde, o mercado da televisão é difícil, há somente duas televisões - uma pública e uma privada, mas ambas passam essencialmente filmes, séries e desenhos animados. Existe muito pouco entretenimento. Contudo, eu acho que podem surgir oportunidades de trabalho para mim, uma vez que a produtora do programa tem apostado em mim para algumas brincadeiras como roubar o microfone à VOZ. Isso nunca aconteceu, no mundo, um concorrente "fazer" (nem que seja por uma hora de VOZ) ou darem-me a oportunidade de ir fazendo entrevistas. Estou muito grato à GreenStudio por todas estas oportunidades.

9. Voltaria a participar num reality show, quem sabe, em Portugal?
Sim, claro! Eu quero ser apresentador e gostaria muito de apresentar um reality show e, para isso, acho que devo viver a experiência para que um dia (quando apresentar) possa fazer as perguntas certas, no momento certo, e às pessoas certas. E, confesso, eu gosto muito deste formato.

10. Tem fobia de atravessar pontes altas. Porquê?
Eu não sei (risos). É algo que eu não sei explicar. Mas o mais estúpido é que isso só acontece quando por baixo da ponte existe água. Se for cimento, terra, não tenho qualquer problema em atravessar a ponte.

11. Participou numa curta-metragem luso-inglesa. Fale-nos sobre este projeto.
Eu estava a cursar jornalismo e escolhi o horário da noite (porque eu sou mais da noite do que do dia). E um dia apareceu-me no Facebook «procura-se atores/figurantes para curta-metragem». Eu inscrevi-me e fui sem saber bem ao que ia (risos). Chama-se «A Diary of a Soldier». Combinámos tudo e um dia fomos para uma mata gravar - não me lembro onde (risos). É uma curta sobre militares e está a ser exibida em vários festivais na Inglaterra.

12. Apresentador ou youtuber: qual das funções gosta mais?
Eu não consigo escolher entre a apresentação e o YouTube. São coisas que eu acho que se podem complementar.

Facebook de Rui Viegas: www.facebook.com/ruiviegasoficial
Canal de Rui Viegas: www.youtube.com/c/ruiviegastv

Comentários