Novos programas da SIC e TVI causam revolta!

«Quem Quer Namorar com o Agricultor?» (SIC) e «Quem Quer Casar com o Meu Filho?» (TVI) estrearam no passado domingo, dia 10 de março. Apesar das boas audiências conquistadas pelos programas, a polémica instalou-se nas redes sociais.
A associação feminista Capazes, fundada e liderada por Rita Ferro Rodrigues, considera que «as mulheres são postas a competir pelo macho Alfa e pelo seu dote, sujeitando-se às maiores humilhações e fazendo-nos, a todas e todos, recuar ao século passado».
«O machismo e o sexismo em todo o seu esplendor. Vergonha!», pode ler-se na mensagem publicada no Facebook, que termina com o apelo ao boicote aos formatos.



Consumidora de «muito programa de merda», Ana Garcia Martins (conhecida como 'A Pipoca Mais Doce') afirmou que «a televisão portuguesa bateu lá no fundinho» e preferiu ler o livro «Becoming: A minha história», de Michelle Obama.



«Dois dias depois do 8 março. E dois programas aparecem em simultâneo, em horário 'nobre', com réplicas do que toda a sociedade se propôs combater há dois dias: ideias retrógradas com mulheres a exporem-se no que parece ser um leilão de gado ou perante questionários tipificados e retirados da 'Crónica feminina' da futura sogra. E para os que vierem dizer que as mulheres não foram obrigadas a ir ao programa, eu sei! Têm liberdade para o fazer, mas que ainda me enerva mais», começou por escrever Fernanda Freitas.
A jornalista questionou: «Querem mesmo mudar mentalidades?». «Não pactuem com isto. Façam greve e desliguem os televisores», finalizou.



Leonor Poeiras, apresentadora do «Quem Quer Casar com o Meu Filho?», não ficou indiferente à polémica: «a todos os que viram e se chocaram por me associar a este formato (precisamente porque todos sabem que sou feminista)... alguma vez eu aceitaria apresentar um programa que trata a mulher como um objeto? Se tiverem curiosidade acompanhem este novo programa - VAMOS MUDAR MENTALIDADES! Que pena que ninguém tenha pensado no twist que este programa vai ter! É por isso que estou super entusiasmada! Vem daí muita coisa inesperada e surpreendente, acreditem!».



No seu blog Eu, Cláudio!, Cláudio Ramos revelou que ambicionava apresentar o «Quem Quer Namorar com o Agricultor?» e defendeu o formato, que é acusado de tratar as mulheres como «gado»: «as candidatas do programa estão ali de livre vontade na busca de uma experiência social que - aos seus olhos - as beneficiará a elas e a eles (...) os agricultores também são avaliados, como elas são, dentro do contexto que é a linha editorial de um programa de entretenimento».

Comentários

Trending na última semana