José Castelo Branco acusado de violência doméstica contra Betty Grafstein

José Castelo Branco está a ser investigado por suspeitas de violência doméstica contra a mulher, Betty Grafstein. A joalheira inglesa, de 95 anos, está internada no Hospital CUF Cascais desde o dia 20 de abril, devido a uma queda que a deixou com uma «fratura no fémur direito» e uma «ferida traumática» no antebraço.
Segundo o jornal Expresso, Betty Grafstein terá relatado a «vários profissionais de saúde» que foi empurrada pelo marido e que o «comportamento abusivo - físico e psicológico - é recorrente». Foi sujeita a observação por parte dos médicos e mostrou-se «consciente, orientada, calma e colaborante» com «memória mantida e cognitivamente bem». Terá sido o próprio hospital a apresentar uma queixa no Ministério Público.
Esta sexta-feira, 3 de maio, a Procuradoria-Geral da República confirmou a receção da queixa e já foi aberto um inquérito, com a investigação a realizar-se na Secção Integrada de Violência Doméstica de Sintra (SEIVD), no Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Lisboa.

A primeira reação foi a da agente de José Castelo Branco
«O José não está sequer em condições de falar. Ele foi apanhado de surpresa. O José nunca encostou um dedo na lady Betty. A lady Betty machucou um braço, foi para o hospital fazer os procedimentos cabíveis e acabou por apanhar uma pneumonia, o que levou o médico a isolá-la nos Cuidados Intensivos», disse Luciana Lima ao site SELFIE na passada quinta-feira, 2 de maio.
«O José é a única vítima desta história. Se há alguma vítima, é ele. Se o José agredisse a lady Betty, ela não viveria os anos que vive», acrescentou.

José Castelo Branco nega acusações
Na manhã desta sexta-feira, 3 de maio, José Castelo Branco entrou em direto no programa «Casa Feliz», da SIC, via telefone, para reagir às acusações: «Eu estou completamente perplexo. Um dia somos bestiais e no outro dia querem fazer de nós bestas? Não, de mim ninguém vai fazer besta. A minha preocupação agora é a minha Betty ficar boa, ficar cheia de saúde e comemorar com ela os 100 anos. Depois, a partir daí, a minha missão fica cumprida. Eu tenho estado ao lado dela há 30 anos e, por amor de Deus, o mundo inteiro sabe o meu amor incondicional pela Betty», começou por dizer.
«Mais não tenho a dizer e está tudo entregue aos advogados e os tribunais é que vão responder. Isto é completamente ridículo, não tem pés nem cabeça. No dia anterior, dei-lhe o jantar, ontem estive lá [no hospital], ela ficou com uma felicidade sem fim. (...) Depois começou a haver uma novela, que ainda hoje estou para acordar dessa novela», acrescentou.
O socialite alegou não ter conhecimento de qualquer investigação por parte do Ministério Público: «A única coisa que eu sei é que está alguém por trás e que é um inimigo de décadas e que nem dou importância».
Questionado sobre o estado de saúde de Betty Grafstein, José Castelo Branco informou que a esposa «está nos cuidados intermédios» do hospital.

Betty Grafstein interrogada pela GNR no hospital
Na tarde desta sexta-feira, 3 de maio, militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica do Comando da GNR de Lisboa deslocaram-se ao hospital para inquirir Betty Grafstein. O próximo passo deverá ser o interrogatório ao visado pela denúncia, José Castelo Branco. A decisão de o constituir arguido pertence ao procurador da comarca de Sintra que tutela o inquérito.

Comentários