Ministério Público acusa José Castelo Branco de violência doméstica

José Castelo Branco foi formalmente acusado pelo Ministério Público «pela prática de um crime de violência doméstica agravado» contra a mulher, Betty Grafstein, de 95 anos, desde o início do casamento, em 1996. O socialite, de 61 anos, arrisca uma pena de prisão até 5 anos.
No despacho de acusação, deduzido a 4 de novembro, pode ler-se que «(...) por várias vezes, em datas não concretamente apuradas, quando estavam nos E.U.A. e quando estavam em Portugal, na residência e no hotel, o arguido bateu na Betty Grafstein, desferindo murros por todo o corpo e empurrando-a», assim como «apertou o pescoço da Betty Grafstein até ela sentir dificuldades em respirar».
De acordo com o Ministério Público, a joalheira norte-americana sentia-se «ansiosa e com medo, receando pelas atitudes que o arguido pudesse tomar em relação a si, nomeadamente que ofendesse a sua integridade física, a humilhasse, a intimidasse ou mesmo a matasse».
O referido organismo sustenta que a violência só terminou quando Betty Grafstein «foi internada num hospital, na sequência de um empurrão alegadamente desferido pelo arguido» e José Castelo Branco atuou «com o propósito de maltratar a vítima, (...) molestando-a no seu corpo e saúde psíquica, injuriando-a e atemorizando-a, bem sabendo que era a sua mulher e estando ciente da idade desta».

Comentários

Trending na última semana