Morreu o Papa Francisco (1936-2025)

O Papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos de idade, quase 24 horas depois de ter aparecido numa cadeira de rodas, visivelmente fragilizado, na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para dar a tradicional bênção «Urbi et Orbi» em dia de Páscoa.
A notícia foi anunciada «com profunda dor» pelo Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Câmara Apostólica: «Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja. Ensinou-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, sobretudo em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão pelo seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino».
A causa da morte do Santo Padre foi revelada pelo Vaticano ao final da tarde: AVC e consequente colapso cardíaco irreversível. De acordo com a certidão de óbito, o Papa Francisco esteve ainda em coma antes de morrer.
Nascido no bairro de Flores, em Buenos Aires, na Argentina, a 17 de dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio (nome de batismo) foi escolhido pelo conclave papal para suceder a Bento XVI, que tinha renunciado ao cargo, a 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro jesuíta na história a assumir a liderança da Igreja Católica.
Durante o seu pontificado, o Papa Francisco esteve duas vezes em Portugal: em maio de 2017, para as celebrações do Centenário das Aparições de Fátima - tendo estado no Santuário de Fátima, onde canonizou os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto; e na Jornada Mundial da Juventude, em 2023, em Lisboa, tendo visitado novamente Fátima.
Comentários
Enviar um comentário