Morreu Francisco Pinto Balsemão (1937-2025)

Francisco Pinto Balsemão faleceu esta terça-feira, 21 de outubro, aos 88 anos de idade, de «causas naturais». Foi primeiro-ministro entre 1981 e 1983 e fundador do PSD (Partido Social Democrata), do jornal Expresso e da SIC, o primeiro canal de televisão privado português.
Nascido em Lisboa a 1 de setembro de 1937, Francisco José Pereira Pinto Balsemão «deixa uma marca indelével na democracia e nos media em Portugal» e o seu legado «permanecerá inscrito na História de Portugal» destaca a SIC Notícias.
Em comunicado, Marcelo Rebelo de Sousa destaca que «Portugal perdeu, hoje, uma das personalidades mais marcantes dos últimos sessenta anos. Na política, na sociedade, na afirmação da liberdade de expressão e de imprensa».
«(...) Visionário, pioneiro, criativo, determinado, batalhador, democrata, social-democrata, europeísta e atlantista, esteve em quase todos os combates de meados dos anos sessenta até hoje. Portugal não o esquece. Portugal nunca o esquecerá», acrescentou o Presidente da República.
Comentários
Enviar um comentário