segunda-feira, 20 de março de 2017

A Caixinha Mágica #7: «A Amiga Olga» (1993-1994)

Bem-vindos à sétima edição da rubrica 'A Caixinha Mágica'! Hoje recordamos o concurso «A Amiga Olga».
Ao contrário da telenovela «Telhados de Vidro», a TVI estreou, na sua primeira semana de emissões, um programa de estrondoso sucesso, que ainda hoje é recordado: o concurso «A Amiga Olga».
Adaptado do formato inglês «Take Your Pick!», «A Amiga Olga» era apresentado por Olga Cardoso, conhecida locutora de rádio, que se estreava em televisão, aos 59 anos de idade, a convite de José Nuno Martins, na altura Diretor de Programas do quarto canal, e a dinâmica era simples: os concorrentes, numa primeira fase, tinham de responder às perguntas da apresentadora, durante um minuto, sem dizer «sim» ou «não» (caso dissesse essas palavras, o «rapaz do gongo dourado», função desempenhada, alternadamente, por António Franca Coelho e Ricardo Trêpa, tocava no gongo); na etapa seguinte, os concorrentes tinham decidir entre o dinheiro e a chave.
Estreado a 22 de fevereiro de 1993, o concurso foi emitido nas tardes de segunda a sexta-feira e esteve no ar durante cerca de um ano e seis meses. Os bordões «Uau» e «A chave ou o dinheiro?» ficarão, para sempre, na história da televisão portuguesa e da TVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário