quarta-feira, 8 de março de 2017

A Caixinha Mágica #2: «Camilo & Filho Lda.» (1995-1996)

Bem-vindos à segunda edição da rubrica 'A Caixinha Mágica'! Hoje recordamos a série «Camilo & Filho Lda.».
No ano em que a SIC ultrapassou a RTP nas audiências, os atores Camilo de Oliveira e Nuno Melo assumiram o protagonismo de «Camilo & Filho Lda.», uma das séries humorísticas mais recordadas pelo público português.
Adaptada, por António Avelar de Pinho e Pedro Freitas Branco, da sitcom britânica «Steptoe and Son», escrita por Ray Galton e Alan Simpson e emitida na BBC entre 1962 e 1974, a série consistia nas peripécias entre o pai Camilo Chumbinho (Camilo de Oliveira) e o filho Alberto Chumbinho (Nuno Melo), que viviam numa casa com poucas condições, no Casal do Alvito, e que geriam um negócio de sucata.
Gravado nos estúdios Cinemate (Loures), produzido por Pedro Correia Martins e realizado por Jorge Marecos Duarte, «Camilo & Filho Lda.» contou com 26 episódios exibidos, nas noites de sexta-feira, entre 10 de outubro de 1995 e 3 de maio de 1996. Cada episódio, que terminava com o célebre bordão «A vida está difícil», contava com a presença de atores convidados como Adriana Barral, Alberto Villar, Artur Agostinho, Carlos César, Célia David, João Reis, José Raposo, Manuela Cassola, Margarida Carpinteiro, Paula Marcelo, Pedro Efe ou Rui Mendes.
Com uma audiência média de 62,9% de share, foi considerado o Melhor Programa de Ficção e Comédia na «I Gala dos Globos de Ouro» e ganhou espaço para reposição nas grelhas de programação da SIC e da SIC Gold, nos anos seguintes, com semelhante sucesso.
No entanto, a série dava que falar devido ao alegado desentendimento entre Camilo de Oliveira e Nuno Melo nos bastidores. Aliás, Camilo confidenciou ao Correio da Manhã, em janeiro de 2005, que «ao terceiro programa, eu queria substitui-lo».

Sem comentários:

Enviar um comentário