Os Filmes da Minha Vida #4: «A Vida é Bela» (1997)

Bem-vindos à quarta edição da rubrica 'Os Filmes da Minha Vida'!

«Buongiorno principessa»! Quem não se lembra desta frase icónica do filme «A Vida é Bela»? Realizado e protagonizado em 1997 por Robert Benigni, a ação de «La vita è bella» (título original) decorre em Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Guido, um homem simples, inteligente, espirituoso e com grande sentido de humor, é deportado para um campo de concentração com o seu filho, Giosuè, fazendo-o acreditar que estão a participar num jogo.
Elenco:
- Roberto Benigni - Guido Orefice
- Nicoletta Braschi - Dora
- Giorgio Cantarini - Giosuè Orefice
- Giustino Durano - Tio de Guido
- Sergio Bustric - Ferruccio Papini
- Marisa Paredes - Mãe de Dora
- Horst Buchholz - Dr. Lessing
- Amerigo Fontani - Rodolfo
- Pietro De Silva - Bartolomeo
- Francesco Guzzo - Vittorino
- Raffaella Lebboroni - Elena

Curiosidades:
- Os atores Roberto Benigni e Nicoletta Braschi, cujas personagens são casadas no filme, também são casados na vida real, desde 1991.
- O título do filme, que originalmente seria «Buongiorno principessa», é baseado numa citação do intelectual marxista Léon Trotsky.
- Para realizar este filme, Roberto Benigni baseou-se no testemunho do seu próprio pai que passou dois anos num campo de concentração.
- O campo de concentração no filme é uma fábrica abandonada, perto de Papigno (Terni), que foi adaptada para um campo de concentração
- «A Vida é Bela» ganhou três Oscars: melhor filme em língua estrangeira, melhor ator (Roberto Benigni) e melhor trilha sonora original.
Comentários
Enviar um comentário