Maria João Abreu revela: «Sofri de bullying no teatro a ponto de ir parar ao hospital»

Em entrevista ao programa «Alta Definição», exibida no passado dia 25 de maio na SIC, Maria João Abreu falou sobre o terror que viveu com um colega de trabalho: «Sofri de bullying no teatro a ponto de ir parar ao hospital. Foi grave, foi muito grave. Foi mesmo mau. E durante um ano quase nem dormi e tinha pesadelos», começou por contar.
«Na altura, achei que fosse uma coisa pessoal, porque cheguei a perguntar se eu tinha dito ou feito alguma coisa, que tivesse prejudicado ou ofendido. Foi-me dito que não e depois vim recebendo a informação por várias pessoas que também já tinham sido vítimas de bullying da mesma pessoa. E quando percebi que essa pessoa era assim... 'ok, então esta pessoa deve ter um problema muito grande e deve ser muito infeliz para andar a fazer isto aos outros' e comecei a trabalhar a compaixão dentro de mim. E um dia estou num semáforo, essa pessoa passou, eu já tinha tido raiva dela e de repente senti compaixão... pena», acrescentou.
A ex-mulher de José Raposo pormenorizou as situações que passou: «Era uma coisa dissimulada. Era mesmo em cena, no palco. Estilo estar a fazer um casal amoroso e a pessoa em vez de olhar para ti muito apaixonada, olha-te com ódio e cospe-te na cara... e aperta-te a mão e empurra-te contra o rolador quando vais entrar em cena. E tem que pôr delicadamente uma fatia de bolo no teu prato e atira com o prato e o bolo vai ao chão e diz 'sai daqui!'».
«Eu não queria acreditar que aquilo estava a acontecer. Olhava para o lado e como estavam pessoas mais idosas no elenco, eu por respeito fui aguentando, aguentando, aguentando... até que fui parar ao hospital e não fui mais trabalhar. Fui parar ao hospital com um ataque de ansiedade», finalizou.
Embora não tenha referido o nome do colega, a revista TV Mais apurou que tais acontecimentos remontam a 2016, na peça «As Árvores Morrem de Pé», no Teatro Politeama (Lisboa) e o responsável foi o ator Carlos Paulo: «Foi comigo! Mas é tudo mentira. Foi um pretexto dela para abandonar o espetáculo. Ela andava cansada a fazer a peça e uma novela ao mesmo tempo. Queria sair, assumia isso. Deixou toda a companhia prejudicada. A Maria João desiludiu-me», disse.
O veterano alegou uma versão diferente dos factos: «Tínhamos uma cena de beijo na boca e ela virou-me a cara. Perguntei-lhe no final e disse que tinha uma borbulha na cara e que não queria estar a beijar-me. Disse-lhe que podia ter-me dito previamente».
«Nunca tive problemas com nenhuma colega e trabalhei com as maiores atrizes deste país. Tenho 52 anos de carreira. Sou uma pessoa humilde», acrescentou.


Posteriormente, Maria João Abreu reagiu em declarações à revista TV Guia: «Não quero ler nada do que se escreve. Não disse aquilo para criar polémica nem gerar tanta agitação. Nunca disse quem era e não vou dizer. Para mim, esse assunto está enterrado (...) Tenho a consciência perfeitamente tranquila. Sempre fui correta e boa profissional».

Comentários