Ex-concorrente do «Ídolos» publica carta aberta a António Costa

No passado dia 30 de novembro, João Seilá (que participou na quinta edição do concurso «Ídolos», da SIC) utilizou a sua página de Facebook para divulgar um extenso texto, da sua autoria, dirigido ao atual Chefe do Governo:
Bom dia, Sr. Primeiro Ministro António Costa
Ontem fiz, pela primeira vez este ano, o meu passeio nocturno pelas ruas de Lisboa para ver as luzes de Natal. O Natal leva-me de volta à infância, quando as preocupações eram mais genuínas e quando as minhas mãos ainda não tinham calos e ficavam queimadas com as castanhas assadas.
Nos últimos anos, os meus olhos brilhavam tanto como as luzes de Natal da Avenida da Liberdade. Este ano isso não acontece. Quem me dera que o Natal fosse em Setembro na véspera das eleições.
As luzes não tem brilho, são tão desmaiadas e amarelas como o seu sorriso sempre que pensa na coligação com a Catarina Martins do Bloco de Esquerda.
Isto para si pode ser Natal. Para mim não é!
Entrei na Avenida da República e comecei a ver umas bolas vermelhas e brancas.
Chego ao Saldanha e... NADA! Apenas bolas vermelhas e brancas.
Dei o benefício da dúvida, continuei a descer a Avenida da República sempre a ver as mesmas bolas até chegar ao Marquês de Pombal.
Viro para a Avenida da Liberdade e senti a mesma desilusão que senti há muitos anos quando soube que o Pai Natal não existe.
Não há prédios com fachadas luminosas, não há nada temático na praça, não há fogo de artifício, nem renas, nem duendes…
Quem desce a Avenida da República aprende uma lição muito rápida sobre política.
À ESQUERDA, com investimento e gestão dos mecanismos públicos, fica a Avenida da Liberdade com luzes muito fraquinhas. Até se esqueceram de meter uma estrela na Estátua da Praça dos Restauradores.
À DIREITA, com investimento privado, fica a WONDERLAND. A verdadeira aldeia do Natal. Cheia de luz, cheiro a castanhas assadas, guloseimas e crianças felizes.
E com esta estranha analogia, prova-se aqui mais uma vez, que há mais abundância de boa gestão no setor privado que no público!
E sabendo isto - porque é que estrangula as empresas? Dê-lhes mais liberdade, homem!
Depois lembro-me que o senhor se recusa sequer a considerar a participação de empresas privadas no SNS que garantiam melhor gestão sendo que a fiscalização continuaria a ser feita pelo Estado. Porque é que recusa ideologicamente as privatizações e as PPP?
E depois celebra-se um contrato com uma empresa privada para a exploração de lítio... Não bate a bota com a perdigota!
A gestão privada é MELHOR! Lembro-me do caso do falecido empresário António Champalimaud, a quem a esquerda lhe tirou toda a fortuna convertendo-a em património do estado. Obrigando-o a emigrar sem um tostão. António Champalimaud conseguiu, numa só vida, construir uma fortuna duas vezes. Vocês, excelentíssimos, já conseguiram falir o país quantas vezes?
Eu sou uma criança que adora o Natal e estou genuinamente magoado com estas luzinhas pisca-pisca. Isto não é nada! Duvido muito que o seu governo aguente 4 anos... mas se aguentar, lhe garanto que não me vou esquecer disto quando voltar à urna de voto!
Qual é a sua justificação? A crise? Tenho 27 anos... nunca ouvi falar noutra coisa que não a crise.
Andei o ano todo a pagar impostos! De todos os negócios que fiz durante o ano, muitos deles com margens de lucro medíocres, o senhor lucrou SEMPRE 23%. IVA. No fim, do meu lucro desses negócios ainda lhe tive de dar 21% em IRC. Para não falar nos outros impostos todos que o senhor sabe que existem e que provavelmente se ri cada vez que eu os pago.
Do salário que me chega ao fim do mês, entre Segurança Social e IRS, o senhor levou, pelo menos, SEMPRE, 40% desse valor. Este mês também já lhe paguei 700€ de IUC.
Eu pago-lhe isto tudo e espero um serviço de retorno.
Por falar no seu serviço de retorno, recebi esta semana duas multas de velocidade já com barbas (de há vários meses). Deduzo que estas multas estivessem também cativadas à espera que passasse o período das eleições para virem por correio para minha casa.
Uma delas, deplorável, de 120€, por conduzir a 53km/h num local onde o limite eram 30 km/h. Mas agora também há radares onde o limite é 30? Deu ouvidos à Joacine que queria reduzir o limite de velocidade das cidades para 30 km/h? (outra palhaçada)
Parecem-me estar todos bem uns para os outros. Só se estraga uma casa. Pena que essa casa seja o Parlamento! Pena que essa casa seja a casa da minha casa. Pena que tenham mais força que eu... Pena que eu não possa fazer a minha vida sozinho. Porque não só nunca me ajudaram em nada, como ainda me estorvam muitas vezes.
IVA, IRS, IRC, DERRAMA, PC, PEC, IUC, IMI.. Mais valias, tributação autónoma...
Você leva-me tudo. Aperte-me também nas mamas para ver se elas dão leite!
Eu tento manter a criança que há em mim… mas você dá cabo dela.
Só queria umas luzinhas… Porra!
Uma criança triste. Um adulto revoltado.
Se o Pai Natal existisse, prendava-vos com um artefacto das Caldas.

Comentários

Trending na última semana