Morreu a atriz Glória de Matos (1936-2025)

A atriz portuguesa Glória de Matos faleceu esta quinta-feira, 11 de dezembro, aos 89 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca. Estava internada no Hospital da Luz, em Lisboa.
Nascida em Lisboa a 30 de maio de 1936, Maria da Glória Martins de Matos Mendes deu os primeiros passos na representação em 1954, fazendo parte da criação do Grupo de Teatro da Casa da Comédia. Posteriormente, formou-se em Teatro na Bristol Old Vic Theatre School, em Londres.
Regressada a Portugal, Glória de Matos trabalhou para a companhia de Raul Solnado durante dois anos, onde fez aprendizagem de comédia. Passou depois pela Companhia Portuguesa de Comediantes antes de ingressar o elenco do Teatro Nacional D. Maria II.
Glória de Matos, que também foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social, assessora da Secretaria de Estado da Cultura e do Instituto de Artes Cénicas e professora da Escola de Teatro do Conservatório Nacional, da Escola Superior de Teatro e Cinema e da Universidade Aberta, destacou-se nas duas primeiras telenovelas portuguesas, «Vila Faia» (1982) e «Origens» (1983), e em filmes do realizador Manoel de Oliveira.
É de acrescentar que Glória de Matos - que despediu-se dos palcos em 2017 na peça «Odeio-te, Meu Amor» - foi casada com o apresentador e locutor Henrique Mendes, falecido em 2004.
Comentários
Enviar um comentário