Barracada em estúdio! Helena Ferro de Gouveia e Agostinho Costa em guerra

De costas voltadas há cerca de meio ano, Helena Ferro de Gouveia e Agostinho Costa são comentadores da CNN Portugal e protagonizaram uma discussão em direto, no passado dia 6 de novembro, quando debatiam a guerra no Médio Oriente.
«Permita-me apenas um apontamento. Não respondo a argumentos absurdos naturalmente, nem venho aqui para fazer debates com comentadores. Sou analista e venho analisar», disse o major-general. «Eu também sou analista e venho aqui analisar. O senhor diminuiu-me e isso não admito, desculpe, mas não admito!», respondeu Helena Ferro de Gouveia. A pivô Carla Moita tentou acalmar os ânimos, mas a discussão continuou nos bastidores.
O Correio da Manhã revelou que Agostinho Costa chamou «mal-educada, ignorante e feia» a Helena Ferro de Gouveia: «Você tem de cuidar da autoestima, eu desprezo-a». Helena Ferro de Gouveia atirou um copo com água e apelidou-o de «misógino».
Na rede social X (antigo Twitter), Helena Ferro de Gouveia comentou: «Estar na vida pública e ter opinião própria tem custos elevados. Como mulher e como pessoa jamais permitirei que me silenciem ou que silenciem ou deitem sobre as mulheres uma burka de invisibilidade».
«Tenho aguentado em silêncio chorrilhos de ofensas, nunca contra as minhas ideias ou argumentos, sempre contra a minha pessoa e o meu aspecto físico. Há dias em dói, dói muito. E dói porque sei as horas que trabalho, leio, estudo e porque tenho um percurso feito a pulso num mundo de homens. Ver a minha voz "desqualificada" ou "memorizada" porque sou mulher não  é uma tentativa de diminuir só a mim mas a todas as mulheres com coragem de ter opinião e de a expressar», desabafou.
«Nunca me viram aqui uma palavra ou em lado algum em relação a este homem. Mantive a postura e silêncio. Só que também sou humana. Se me orgulho de ter atirado com água a um misógino? Não orgulho. Mas depois de ter ouvido o que ouvi e depois de ter aguentado tanto, tanto, sou humana. E há dias muito duros», acrescentou.

Comentários

Trending na última semana