Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos


Sindika Dokolo, empresário e marido de Isabel dos Santos, faleceu esta quinta-feira, 29 de outubro, aos 48 anos de idade, vítima de uma paragem cardíaca e afogamento enquanto fazia mergulho de apneia, uma atividade que praticava com frequência, no Dubai. A notícia foi avançada pela imprensa internacional e confirmada pela família nas redes sociais.
Nascido na cidade de Kinshasa, na República Democrática do Congo, a 16 de março de 1972, Sindika Dokolo era filho de um banqueiro e milionário congolês e da sua segunda mulher, de origem dinamarquesa. Cresceu e estudou na Europa, na Bélgica e em França e foi em Paris, na Universidade Pierre e Marie Curie, que se licenciou em Economia, Comércio e Línguas Estrangeiras.
Após a morte do progenitor, em 2001, Dokolo tomou conta dos negócios da família, que incluíam dezenas de empresas ligadas a vários setores, desde a banca ao imobiliário, passando pelos seguros, pela extração mineira e pecuária. No ano seguinte, trocou alianças com Isabel dos Santos, empresária angolana e filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos, com quem teve quatro filhos.
Sindika Dokolo detinha uma das mais importantes coleções de arte contemporânea africana, atualmente com cerca de três mil obras. Os seus negócios estavam a ser investigados pela justiça angolana, na sequência das revelações do Consórcio Internacional de Jornalistas, que ficaram conhecidas como 'Luanda Leaks'.


Comentários