Sofia Arruda revela ter sido vítima de assédio sexual


Sofia Arruda, que interpreta a personagem Cindy na série humorística «Patrões Fora», foi entrevistada por Daniel Oliveira no programa «Alta Definição» deste sábado, 17 de abril, na SIC. A atriz recordou o período em que ficou desempregada devido a «uma situação muito delicada»: «Eu sabia porque é que não estava a ser escolhida... Nunca falei disto, de todo. Foi uma aproximação menos profissional da parte de uma pessoa com muito poder dentro de uma estação de televisão, de uma produtora, que queria realmente uma atenção que não era profissional da minha parte», começou por contar.
«Tentou que houvesse ali mais alguma coisa. No início não percebi o que é que se estava a passar, achei realmente que era uma questão profissional porque a primeira abordagem foi essa, 'vamos almoçar para falar do projeto'. Esse almoço nunca chegou a acontecer e ainda bem, porque claramente não era essa a intenção, falar de projeto nenhum», explicou.
Sofia Arruda tentou «manter a coisa o mais profissional possível», mas a pessoa continuou a aproximar-se: «Uma mão, um cumprimento que ficava no sítio que não era suposto. Era um beijo que, se calhar, me deixava um bocadinho constrangida, mas às tantas tu pensas que se calhar a pessoa é só assim, muito afetuosa, e ficas a sorrir timidamente e afastas-te. Só que depois disso ia passando para intervenções mais diretas de 'estás bonita, vi-te não sei onde'».
«Quando eu comecei a ficar mesmo muito desconfortável com a situação, eu tive que pegar no telefone e disse que se fosse realmente uma reunião de trabalho, um almoço, um jantar, o que seja, a minha agente iria comigo na altura e se não fosse essa intenção então que não haveria qualquer tipo de almoço ou de jantar. E a pessoa disse-me: 'Ok, se é a tua decisão' e desligou o telefone. E depois, mais tarde, durante as gravações, eu estava na cadeira de maquilhagem e a pessoa chegou, agarrou-me no braço e disse-me assim ao ouvido: 'Essa é a tua última decisão?'. Eu disse 'sim' e ele respondeu-me: 'Então, tu nunca mais vais trabalhar aqui'», revelou.
A ameaça foi cumprida: «A verdade é que assim que o projeto acabou, o meu nome era proposto [para outros projetos] e eu estive 5, 6, 7 anos sem trabalhar naquela estação». A atriz nunca apresentou queixa porque não tinha provas físicas, apenas umas mensagens que eram estritamente profissionais.

Comentários