São José Correia: «Acho que grande parte das pessoas que têm filhos não os deviam ter tido»

Atualmente com 49 anos, São José Correia não se arrepende de não ter sido mãe: «Eu nunca quis ter filhos. E acho que grande parte das pessoas que têm filhos não os deviam ter tido. É um erro muito arcaico: tu és mulher, tens de ter um homem e ter um filho. Não, não é assim e não vou pedir desculpa por isso. Eu nunca quis ter filhos, felizmente o meu namorado [o galerista Victor Pinto da Fonseca] também nunca quis ter filhos. Mais uma feliz coincidência», disse em entrevista recente à revista Nova Gente.
«Eu, basicamente, tenho a vida que quero. Claro, podia ter mais sucesso, mais dinheiro... mas não sou ambiciosa nesse sentido. Sou muito ambiciosa com o meu interior. Gosto de me sentir bem comigo própria. Infelizmente acho que isso já está a cair em desuso. Começo a sentir-me a ficar de fora, porque os valores com que a minha geração cresceu estão a ficar um bocadinho fora de moda. Por exemplo, eu cresci aprendendo que tu deves respeitar os mais velhos e que, às vezes, é mais importante ouvir do que falar», acrescentou.
«Hoje em dia, se és velho ninguém te ouve, se não tens Instagram não contas. E depois há o egocentrismo do "eu quero dizer, eu tenho coisas para dizer". E se parasses de dizer coisas e ouvisses um bocadinho? E se, em vez de desprezares os mais velhos, os ouvisses, porque já viveram mais tempo e têm outra experiência, sabedoria e talvez te possa fazer bem?», rematou.

Comentários