António Camelier sofre de transtorno obsessivo-compulsivo


António Camelier foi recentemente entrevistado por Daniel Oliveira no programa «Alta Definição», da SIC, onde fez uma revelação sobre a sua saúde: «Aos oito anos de idade foi-me diagnosticada Síndrome de Tourette. Eu tinha muitos tiques nervosos e aquilo foi galopante. Começaram a ser cada vez mais pronunciados, eram muito físicos, vocais (...) dos quais eu tinha consciência, só que não tinha controlo sobre eles».
«A minha mãe era a pessoa que mais sofria com isto. Ela levou-me a psicólogos, psiquiatras, neurologistas, pais de santo, bruxas, fui a tudo. Foram tempos muito complicados para mim», contou o ator da telenovela «A Serra», que recordou uma noite em que «estava muito nervoso» antes de uma partida de futebol: «A minha mãe ligou para o médico e ele disse: 'aumente a dosagem e depois vá me mantendo a par da situação'». No dia seguinte, começou a sentir «contrações nos membros inferiores e a ficar com o corpo muito rijo, até que fiquei completamente paralisado», tendo sido levado para o hospital.
Após esse episódio, António Camelier tomou uma decisão: «Disse à minha mãe: 'eu nunca mais vou tomar num único comprimido que seja'. E, a partir desse dia, fui tendo cada vez mais auto-controlo e hoje em dia aquilo que eu tenho é o chamado Transtorno Obsessivo-Compulsivo». Esta perturbação manifesta-se em diversos rituais do dia-a-dia: «Quando me sento, às vezes, sento-me duas ou quatro vezes, tenho obsessões por números pares, quando estou no carro meto sempre o volume em números pares (...) Quem tem este tipo de problemas é uma coisa muito mental».

Comentários

Trending na última semana