«Somos Portugal» é alvo de queixa na ERC e Santiago Lagoá apresenta pedido de desculpas

A revista TV Mais desta semana refere que o programa «Somos Portugal», da TVI, recebeu uma participação na Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Em causa estão «comentários proferidos pelos «repórteres/jornalistas» à atuação do grupo coral Amigos do Rosário» na emissão do dia 10 de julho de 2022.
O denunciante alega que «foi escandalosamente vergonhosa a atuação dos dois repórteres, jornalistas ou o que sejam (...) tiveram uma atitude em direto para milhares de pessoas onde humilharam um grupo coral gozando e inclusive dizendo estarem desafinados, é de muito mau gosto e deixou muita gente indignada, essas pessoas com as quais gozaram são voluntários, cantam por prazer não recebem ordenados chorudos para dizerem mal dos outros e denegrirem a profissão que lhes paga o salários ao final do mês».
Por sua vez, a ERC contextualizou que a atuação do grupo «não tinha ainda terminado quando a emissão do programa passou para outro local, conduzida por dois apresentadores [referindo-se a Mónica Jardim e Santiago Lagoá] que, como forma de dar continuidade à transmissão, começaram a sua intervenção no mesmo tom do coro, afirmando em seguida que "é um bocadinho mais afinado, mas também não é mau". Perguntam de seguida a um espectador se tem a mesma opinião e o senhor responde que não ouve. O apresentador replica "connosco a cantar também não queria ouvir", referindo-se não ao coro que atuou, mas a ele próprio e à apresentadora que o acompanha».
O regulador não considera que «o comentário feito em direto tenha um tom jocoso ou diminua de forma ofensiva o grupo coral Amigos do Rosário» e concluiu que «não foram ultrapassados os limites à liberdade de programação televisiva, deliberando arquivar o processo».


Na altura, o grupo coral manifestou a sua indignação no Facebook: «É LAMENTÁVEL... Fomos convidados a participar no programa Somos Portugal da TVI, para uma atuação ao vivo e em direto... Ficámos tristes pela falta de respeito e ética… A forma como o cante alentejano e o nosso grupo foi tratado por este canal, é lamentável. No decorrer da moda, "Andei a guardar o gado", cortam para fazer troça de alguém. Estamos muito tristes pela atitude... assim, será muito difícil dignificar o cante alentejano. Assim não conseguimos elevar esta tradição oral, distinguida pela UNESCO como património mundial, cultural imaterial da Humanidade... Pedimos respeito pelos grupos de cante alentejano, e pelas suas atuações na comunicação social. Se é para isto preferimos não ser convidados… deixem-nos estar sossegados neste baixo Alentejo que amamos, quente ou frio. Agradecemos todas as mensagens e manifestações de carinho a parabenizar-nos pela atuação que nos deixaram fazer. viva o cante alentejano! Viva o Alentejo! (Estávamos cantando bem?)».


Posteriormente, o apresentador Santiago Lagoá - que recentemente foi dispensado do programa e da TVI - pronunciou-se: «Boa tarde, entendo perfeitamente a vossa revolta e desde já com todo o respeito que o vosso grupo merece apresento as minhas sinceras desculpas. Nunca foi minha intenção denegrir a vossa arte embora assim possa parecer. Em momento algum me iria referir de forma mal intencionada nem é esse o registo de que me caracteriza. Todas as artes devem ser elevadas e acarinhadas em especial quando estão numa plataforma que as permite chegar a todo o país. A minha referência, embora infeliz confesso, era dirigida à minha colega e não ao vosso grupo, nunca o faria. Faltou-me o conhecimento que no momento em que falava o vosso grupo ainda atuava, algo a que não tinha conhecimento. Entendo que assim vos tenha parecido algo diferente e resta-me apenas deixar aqui um sentido pedido de desculpas, desejando também que mantenham vivas as vossas tradições que muito engrandecem a cultura do nosso país e que eu muito admiro. Um grande bem haja, Santiago».
O grupo respondeu: «Olá. Não estamos revoltados, apenas ficámos tristes por cortarem o nosso tema. Os elementos do grupo, alguns já com alguma idade, estiveram toda a tarde ao calor para cantar uma moda de 3 minutos. E mesmo assim não houve o cuidado de ser transmitida na íntegra. Ficámos dececionados, todavia desejamos o maior sucesso ao programa e a todos os intervenientes! Bom trabalho, bem haja!».

Comentários