Leandro envolvido em polémica após confissão de agressão a cadela

Leandro foi expulso do reality show «Big Brother - Desafio Final» no passado 21 de janeiro e, horas antes da sua saída, partilhou um episódio violento, em conversa com Diana Lopes e Vina Ribeiro, sobre a sua cadela cane corso Daisy, de 50 quilos, quando lhe bateu para que esta saísse de cima do filho de quatro anos, após pensar que o animal tinha mordido a criança: «Mandei-lhe um stick... a cadela voou mesmo».

O comunicado do IRA - Intervenção e Resgate Animal

O IRA - Intervenção e Resgate Animal emitiu um comunicado nas redes sociais e recordou que, segundo a lei, «Quem, sem motivo legítimo, inflingir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal de companhia» será «punido com pena de prisão até um ano» ou «pena de multa até 120 dias».
«Perante isto e as declarações proferidas pelo concorrente em televisão pública nacional, iremos consultar o nosso departamento jurídico para avaliar a situação e avançar com queixa-crime caso haja matéria suficiente. A impunidade perante a criminalidade em Portugal eleva-se ao ponto das confissões em plena televisão, sem quaisquer repercussões imediatas por parte da estação emissora ou autoridades competentes», acrescentou a organização.


A explicação do cantor

Em conversa com os jornalistas, o cantor explicou o que se passou: «Eu falei em stick e isso para mim é uma chapada, não foi um soco nem um pontapé. Duas semanas antes, a minha cadela tinha atacado o meu vizinho e tinha-lhe retirado praticamente um pedaço do dedo. Como é óbvio, o cão não teve culpa. O meu vizinho passou para o nosso terraço para fazer-lhe uma festa e o cão, como é de guarda, acabou por proteger o seu território, digamos assim», cita a revista TV7 Dias.
«Após isso, o cão modificou um bocadinho o seu comportamento, passou a ser um cão um bocadinho agressivo e irrequieto. Duas semanas depois de isso ter acontecido, o cão estava a brincar com o meu filho Simão, que na altura tinha quatro anos. Eu ouvi o Simão aos gritos a chorar e a chamar por mim, e quando eu vou à sala vejo um cão de 55 quilos em cima do meu bebé e a cara do meu filho completamente cheia de sangue. E eu pensei: ‘A cadela mordeu o meu filho’. E como é óbvio, eu dei uma palmada para afastar a cadela do meu filho. A cadela afastou-se de imediato do local, eu levei o Simão à casa de banho, limpei-o e percebi que aquilo tinha sido uma hemorragia nasal, porque não tinha nada. Senti-me mal por ter feito aquilo, mas ao mesmo tempo, por outro lado, eu não teria tido outra atitude, porque eu não sabia o que estava por baixo do sangue. Depois disso, eu acabei por acarinhar a cadela, brinquei com o animal», contextualizou.
O ex-concorrente confessou que Daisy tornou-se «um cão insustentável dentro de um apartamento. Nós começámos a sentir receio porque tínhamos um bebé de quatro anos e tínhamos receio que pudesse acontecer outro episódio do género, e então decidimos levar a cadela para uma família nossa, que está em Sintra, numa herdade».

Partido PAN apresenta denúncia no Ministério Público

A deputada Inês de Sousa Real, porta-voz do partido PAN (Pessoas Animais Natureza), não ficou indiferente a esta polémica e anunciou: «Os maus tratos a animais de companhia são crime público, pelo que o partido PAN vai remeter a denúncia para o Ministério Público».
«Já apelámos também à direção da TVI que não permita que este mau exemplo passe impune e que, não obstante já ter saído do programa, nos ajudem a sensibilizar para o dever de respeito que existem para com os animais. Não é a primeira vez que o concorrente está envolvido em polémica, tendo no passado sido denunciado por uma alegada situação de violência doméstica», acrescentou.


TVI e Endemol descartam-se do caso

Durante a gala do «Big Brother - Desafio Final» do passado domingo, 28 de janeiro, Cláudio Ramos prestou um esclarecimento em direto: «Perante a mediatização que provocou a reação e as declarações que o concorrente Leandro fez no programa, na semana passada, importa referir que nem a TVI, nem a Endemol nem o seu apresentador se reveem nas mesmas afirmações».
«Ao longo da sua história, tanto a TVI como a Endemol sempre se pautaram por garantir que os direitos dos animais eram salvaguardados. A causa animal merece o nosso total respeito. Que este incidente sirva que mais não seja para alertar consciências e recordarmos a todos que estes direitos devem ser sempre garantidos», rematou o apresentador.

Comentários

Trending na última semana