SIC e Expresso atacados por piratas informáticos
Os sites da SIC, da plataforma OPTO e do jornal Expresso foram alvos de piratas informáticos e estão indisponíveis desde o passado domingo, 2 de janeiro. O responsável por este ataque informático chama-se Lapsus$ Group e, alegadamente, exige um resgate para devolver o acesso e, caso isso não aconteça, «os dados serão vazados».
Em comunicado, o grupo Impresa informou que apresentou «uma denúncia/queixa-crime no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, contra incertos, pela prática de crimes de Terrorismo, Dano Relativo a Programas ou Outros Dados Informáticos, Sabotagem Informática, Acesso Ilegítimo, Acesso Indevido, Desvio de Dados e Destruição de Dados» e o sucedido «foi também notificado à Comissão Nacional de Proteção de Dados».
A dona da SIC «reconhece que demorará algum tempo para que a normalidade de todas as operações seja resposta» e agradeceu «a todos os seus trabalhadores, que têm sido incansáveis neste período tão exigente da vida da IMPRESA, bem como aos seus leitores, espectadores, utilizadores, anunciantes, parceiros e órgãos de comunicação social e grupos de media, que nos têm apoiado ao longo dos últimos dias».
Comentários
Enviar um comentário