Francisco Moita Flores confessa: «Estive junto à morte»

No passado dia 11 de setembro, Francisco Moita Flores sentiu-se mal durante uma sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa, que decorreu no Parque Eduardo VII. O conceituado escritor, de 69 anos, sofreu um ataque cardíaco e foi transportado para o Hospital de Santa Marta, onde foi submetido a uma cirurgia.
Na sua crónica semanal na revista TV Guia, Francisco Moita Flores desabafou: «O enfarte do miocárdio é traiçoeiro, embora não seja injusto. É o cartão negro da morte, embora se possa transformar num caminho de luz de regresso à vida. Passei por todos estes estados esta semana. Estive junto à morte. Vi regressar o sol. Percebi que o enfarte não é assim tão traiçoeiro».
«Sendo mau, é a tradução de muitas coisas boas: o prazer do petisco, do cigarro num conjunto de prazeres que sabem bem mas no longo prazo fazem muito mal (...) deixe-me que partilhe consigo a lição que o enfarte me ensinou: goze os prazeres que a vida nos dá, mas imponha os limites», acrescentou o marido da atriz Filomena Gonçalves.
«Não faça do cigarro uma religião. Nem do álcool. Nem da boa mesa. Goze com regras a sua vida. Pode ser feliz sem excessos, que eu, neste momento, sem excessos, estou a esforçar-me para regressar à vida e dar um pontapé na ameaça de morte que o enfarte enceta. Portanto, deixo-vos um abraço de gratidão», rematou.

Comentários

Trending na última semana