José Luís Peixoto deixa recado: «Se fizerem convites a escritores, não se esqueçam de perguntar quais as condições para esse trabalho…»

José Luís Peixoto marcou presença na Biblioteca Municipal de Mortágua, no distrito de Viseu, na passada sexta-feira, 31 de março: «Se fizerem convites a escritores, não se esqueçam de perguntar quais as condições para esse trabalho, tal como fariam com alguém de outra área que também usasse o seu tempo, esforço e conhecimento para vos fazer um serviço», escreveu no Facebook. «Muito obrigado à Biblioteca Municipal pelo convite e pela consideração», acrescentou.

Posteriormente, o escritor viu-se obrigado a fazer um esclarecimento sobre o «desabafo acerca dos convites inacreditáveis que são feitos a quem escreve livros»:  «Aparentemente, algumas pessoas entenderam que estava a dizer que não fui bem recebido em Mortágua. A minha intenção era exatamente o contrário disso: por ter sido tão bem recebido em Mortágua, lembrei-me de todas as vezes em que não há essa consideração», explicou.
«Assim, de novo, aproveito para agradecer pela magnífica e memorável recepção que tive em Mortágua, agradeço aos simpáticos leitores que tive oportunidade de conhecer, aos alunos, à biblioteca municipal e à inexcedível Teresa Branquinho. Espero que, desta vez, não haja mal-entendidos», rematou.

Comentários