Filha de Maria Cerqueira Gomes é contratada pela TVI e gera revolta de atores


Aos 18 anos de idade, Francisca Cerqueira Gomes é a nova contratação da TVI. Segundo a revista TV Guia, a filha mais velha de Maria Cerqueira Gomes fez um casting na produtora Plural Entertainment e foi aprovada por Cristina Ferreira e Gabriela Sobral para o elenco da próxima telenovela do canal.
«A Francisca tem algum potencial», disse uma fonte próxima da diretora de entretenimento e ficção da estação de Queluz de Baixo. «É uma ideia da Cristina e acreditamos muito nela. (...) Se é isso que a Francisca quer, e se lhe estão a dar uma oportunidade, como é possível uma mãe não estar feliz?», acrescentou.
No entanto, esta notícia está a gerar uma enorme onda de indignação nas redes sociais entre jovens atores. Um dos primeiros a insurgir-se foi Gonçalo Ícaro, que tem «seis anos de formação em teatro, três anos de curso profissional, mais três anos de licenciatura»: «Esta miúda, por ser filha de quem é, de uma apresentadora da TVI, de repente tem direito a um casting que não chega a toda a gente e é-lhe dada de bandeja uma oportunidade com que muitos sonham. Muitos sonham com isto!», começou por criticar.
O jovem continuou a falar diretamente para Cristina Ferreira: «Cristina, tu vens do bairro. Portugal ama-te porque tu chegaste, singraste, venceste. Eu sou do bairro. Se quiseres, venho lembrar-te os Ronaldos que estão a jogar descalços na rua, felizes, porque vão vivendo o sonho aos poucos. E é isto que é bonito nesta profissão. É irmos vivendo o sonho, é irmos conseguindo, não é entregar-nos as coisas de bandeja. Sabes porquê? Porque as pessoas, no futuro, não vão sentir a importância do feito delas».
Gonçalo Ícaro faz parte de uma «classe que nunca conseguiu nada, licenciados que não têm castings nem oportunidades», em que muitos deles estão «mal, aborrecidos e irritados com tudo o que se passa, por não conseguirem trabalhar». «E têm de ler certas coisas como 'filha da apresentadora X, Y ou Z da TVI, com 55 mil seguidores, consegue um lugar numa novela», prosseguiu.
«Sendo assim, Cristina, eu já percebi onde queres chegar. Portanto, convido-te a seguir a minha página. A ti e a toda a gente que vir este vídeo e partilhar: sigam-me. Sigam-me que é para eu conseguir angariar uns seguidores e, assim, vou a um casting com alguma fé de conseguir realmente fazer algo», ironizou, dando a entender que a fama nas redes sociais é o fator principal da contratação de Francisca Cerqueira Gomes.

Maria Arrais, filha de Susana Arrais e também ela atriz, também se manifestou sobre o assunto: «Tenho medo por mim, pelo meus amigos, pelos meus colegas, pelos atores, profissionais, por todos os estudantes de teatro, por todos os que aspiram a ser atores, pela cultura, pela arte, pelo futuro, tenho medo. Tantos bons atores, tantas pessoas com formação, tantas pessoas empenhadas, tantos corações com vontade, tantos olhos com medo».
«Porque trabalhamos para isto e no fim importa mais uma cara bonita e seguidores no Instagram. Eu quero ser atriz e quero que o meu talento, esforço e trabalho sejam valorizados acima da minha beleza e das minhas redes sociais, ou de onde venho, ou de quem sou filha, ou de quantos resultados de pesquisa aparecem no Google. Ou então não vale a pena», acrescentou.

Maria Arrais


No Facebook, Vicente Alves do Ó, conhecido cineasta português, enviou «um abraço enorme de solidariedade a todos os alunos das escolas de representação do país e a muitos atores e atrizes da nossa praça que aguardam aquele casting, aquela oportunidade, aquela resposta do email».

Comentários

  1. Mais uma cunha, os atores com formação e experiência ficam no desemprego!
    Vergonha!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Trending na última semana