Academia de Hollywood reage à agressão de Will Smith a Chris Rock nos «Oscars 2022»
Este domingo, 27 de março, decorreu a 94ª edição da cerimónia dos «Oscars», no Dolby Theatre, em Los Angeles, onde foram entregues as famosas estatuetas douradas e que ficou marcada por um momento insólito e chocante.
O anfitrião, Chris Rock, fez uma piada sobre Jada Pinkett-Smith, que sofre de alopécia (que causa a perda total ou parcial dos cabelos) e que decidiu rapar o cabelo: «Jada, adoro-te. G.I. Jane 2, espero voltar a ver-te», disse, referindo-se ao filme que Demi Moore protagonizou, também de cabeça rapada.
Will Smith, marido de Jada, inicialmente riu-se, mas depois levantou-se, dirigiu-se ao palco, deu uma chapada na cara de Chris Rock e voltou ao seu lugar na plateia, onde gritou por duas vezes: «Deixa o nome da minha mulher fora da p*ta da tua boca!».
Visivelmente estupefacto, Chris Rock tentou defender-se, alegando que era uma piada sobre o filme e reagiu: «Esta foi a maior noite da história da televisão».
Posteriormente, Will Smith voltou a subir ao palco, mas para receber o Óscar de Melhor Ator, o primeiro da sua carreira, pelo desempenho em «King Richard - Para Além do Jogo», filme baseado numa história verídica e que conta a história de Richard Williams, um pai decidido em criar duas das atletas mais dotadas de todos os tempos: as tenistas Venus e Serena Williams.
Emocionado, o ator norte-americano desabafou: «Eu sei que, para fazer o que fazemos, temos de suportar insultos, ouvir pessoas dizerem disparates sobre nós. Nesta profissão temos de aguentar pessoas faltarem-nos ao respeito, e sorrir e fingir que não faz mal».
«Quero pedir desculpas à Academia, quero pedir desculpas aos meus colegas nomeados. A vida imita a arte e eu tornei-me um pai louco, como a minha personagem. (...) Espero que a Academia volte a convidar-me», acrescentou.
Duas horas após o fim da gala, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pronunciou-se sobre a polémica: «A Academia não tolera qualquer tipo de violência. Esta noite, temos o prazer de celebrar os nossos vencedores dos 94.º Óscares, que merecem este momento de reconhecimento dos seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo», escreveu no Twitter.
The Academy does not condone violence of any form.
— The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
Esta família Smith são mesmo uns palhaços!!!!
ResponderEliminar