Academia de Hollywood reage à agressão de Will Smith a Chris Rock nos «Oscars 2022»

Este domingo, 27 de março, decorreu a 94ª edição da cerimónia dos «Oscars», no Dolby Theatre, em Los Angeles, onde foram entregues as famosas estatuetas douradas e que ficou marcada por um momento insólito e chocante.
O anfitrião, Chris Rock, fez uma piada sobre Jada Pinkett-Smith, que sofre de alopécia (que causa a perda total ou parcial dos cabelos) e que decidiu rapar o cabelo: «Jada, adoro-te. G.I. Jane 2, espero voltar a ver-te», disse, referindo-se ao filme que Demi Moore protagonizou, também de cabeça rapada.
Will Smith, marido de Jada, inicialmente riu-se, mas depois levantou-se, dirigiu-se ao palco, deu uma chapada na cara de Chris Rock e voltou ao seu lugar na plateia, onde gritou por duas vezes: «Deixa o nome da minha mulher fora da p*ta da tua boca!».
Visivelmente estupefacto, Chris Rock tentou defender-se, alegando que era uma piada sobre o filme e reagiu: «Esta foi a maior noite da história da televisão».
Posteriormente, Will Smith voltou a subir ao palco, mas para receber o Óscar de Melhor Ator, o primeiro da sua carreira, pelo desempenho em «King Richard - Para Além do Jogo», filme baseado numa história verídica e que conta a história de Richard Williams, um pai decidido em criar duas das atletas mais dotadas de todos os tempos: as tenistas Venus e Serena Williams.
Emocionado, o ator norte-americano desabafou: «Eu sei que, para fazer o que fazemos, temos de suportar insultos, ouvir pessoas dizerem disparates sobre nós. Nesta profissão temos de aguentar pessoas faltarem-nos ao respeito, e sorrir e fingir que não faz mal».
«Quero pedir desculpas à Academia, quero pedir desculpas aos meus colegas nomeados. A vida imita a arte e eu tornei-me um pai louco, como a minha personagem. (...) Espero que a Academia volte a convidar-me», acrescentou.
Duas horas após o fim da gala, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pronunciou-se sobre a polémica: «A Academia não tolera qualquer tipo de violência. Esta noite, temos o prazer de celebrar os nossos vencedores dos 94.º Óscares, que merecem este momento de reconhecimento dos seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo», escreveu no Twitter.

Comentários

Enviar um comentário

Trending na última semana