Conheça os primeiros concorrentes da quinta edição de «Uma Canção Para Ti»

Com apresentação de Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, «Uma Canção Para Ti» está de regresso à TVI. A quinta edição do programa estreou na noite desta segunda-feira, 13 de junho, onde foram revelados os primeiros 12 concorrentes, mas apenas 9 continuam em competição. Ei-los:

Catarina Alfaro - 9 anos, Barcarena (Oeiras). Ler, desenhar e viver a sua enorme paixão por animais, são as coisas que motivam a participante todos os dias. As horas vagas desta futura cantora-veterinária têm como companhia as fiéis Gabi e Nica, somando ao par de cadelas, outro par de coelhos e uma tartaruga. Aprendeu a cantar com a mãe, responsável pela inscrição de Catarina na «Kids on Broadway», após inúmeras performances caseiras de «Já Passou» (Frozen) e Dulce Pontes. Aos nove anos, viajar até à Disneyland Paris povoa-lhe o imaginário, tanto quanto cantar com Agir, de quem é fã. Com o «Uma Canção Para Ti», coloca o talento à janela do pequeno ecrã. Também à espreita fica a mensagem em que a participante oeirense acredita: «Nunca desistas de ti». (Foi a quarta concorrente mais votada, com 11.0%)

Martim Silva - 13 anos, Fernão Ferro (Seixal). Quer ver a música portuguesa mais reconhecida, dentro e fora do país. Fã de pop, rock e soul, aos 13 anos, o letrista do Seixal pratica paddle todas as semanas com os primos, dança (estilos contemporâneo e hip hop) e começa a dar os primeiros passos ao piano. Embora nunca tenha atuado em público, Martim, que chegou à fase final do concurso para formação de bandas em que participou, sonha dividir a ribalta com Fernando Daniel e Miguel Araújo. (Eliminado)

Joana Almeida - 12 anos, Paços de Serra (Gouveia). Representou Portugal no «Eurovision Junior 2019», na Polónia, tendo percorrido a Europa com o seu talento. República Checa, Sicília, Roménia, são apenas alguns dos destinos da voz guardense, a cujo repertório não faltam FF, Aurea ou Dulce Pontes. Canta desde os sete anos, toca piano, já experimentou violoncelo e ocupa-se a desenhar, ler e a ensaiar-se como letrista. Tem em Ana Carina Reis, a professora de canto, uma referência incontornável quer na formação artística, quer no exemplo de perseverança rumo ao sonho da música. (Foi a segunda concorrente mais votada, com 13.5%)

Catarina Martins - 9 anos, Portimão. Avô fadista... Mãe cantora popular... O ADN não se escusou e Catarina fez-se fadista aos 5 anos, tendo desde então, vencido vários certames dedicados ao género e participado em festivais e programas televisivos nos mais variados registos musicais. Toca guitarra e, não fosse algarvia, encanta-se pela praia. Canta sempre que pode, por considerar que «ainda tem muito para aprender». Carminho, Amália Rodrigues, mas também Bárbara Bandeira, Sara Correia e Syro são as referências de Catarina. A boa disposição é a marca distintiva da participante de nove anos. (Foi a sétima concorrente mais votada, com 6.2%)

Tomás Filipe - 10 anos, Belas (Sintra). Quando não está a cantarolar Carolina Deslandes ou Fernando Daniel, podemos encontrá-lo no parque de skate, a treinar manobras arriscadas, ou então na escola, em Belas, a praticar judo ou a jogar à bola com os colegas, ou a tentar bater o recorde pessoal de 54 segundos a resolver o cubo mágico. Tomás começou a cantar ainda pequeno, nas músicas de ninar trauteadas com a mãe. Aos dez anos, o participante sente um «enorme prazer em cantar» e vê no «Uma Canção Para Ti», uma oportunidade para «lançar a sua carreira na televisão». (Eliminado)

Joana Pacheco - 10 anos, Porto de Mós. «Aparentemente calma», foi distinguida por duas vezes nos festivais musicais infantis da região Centro, em que participou. O amor inspira-a a cantar, ocupando o fado e o pop partes iguais no seu coração. Rita Guerra, Marisa Liz, Bárbara Bandeira… Vislumbres de um palco sonhado pela participante de Porto de Mós. Estuda violino e prepara-se para iniciar a sua formação em canto. Até lá, expande a criatividade dançando, jogando computador e experimentando o mundo da maquilhagem. (Eliminada)

Rita Torres - 9 anos, Vila Verde (Braga). Juntamente com Inês, que a influenciou a cantar, Rita, nome pelo qual prefere ser tratada, é o elemento mais extrovertido da dupla «Manas Torres», de Vila Verde. Adora livros de aventuras, tanto quanto sonha vivê-las: Estrear-se no palco do «Uma Canção Para Ti» e mais tarde, vir a ser médica. Bárbara Bandeira, David Carreira e o universo pop são as referências da participante, cujo lema convida a «viver a vida como ela é». (Foi salva pelo júri)

Inês Torres - 15 anos, Vila Verde (Braga). Canta desde os cinco anos e hoje, com 15, Inês, nome pelo qual prefere ser tratada, soma experiência em palco, cantando grandes nomes do fado, como Amália ou Mariza, em mostras de talento em Vila Verde, para além de ter a ambição de ser médica. Divide o tempo entre a escola, a música e uma extrema dedicação à família, em particular às irmãs: A participante Rita, de 9 anos, e Carolina, de 3. Campo e praia combinam-se para receber, alternadamente, os seus passeios recreativos. Lida mal com ausências, sendo «Melodia da Saudade», de Fernando Daniel, a canção que define o seu estado de alma neste momento. (Foi a quinta concorrente mais votada, com 9.6%)

Noah Lisboa - 12 anos, Tavira. Amante da Natureza, Noah adora patinar, adicionar novidades ao seu TikTok e usufruir dos vastos areais das praias algarvias. Aprendeu a cantar aos sete anos, embalado pelas canções da Disney e por temas icónicos de séries infantis como «Os Mundos de Mia», mas prefere o pop e o rock. Atualmente, com 12 anos, estuda canto e piano numa academia de música. Um dia, pretende estar nos palcos a cantar ou a representar. Nena e Salvador Sobral, de quem reproduz o timbre, estão na lista dos temas que prefere cantar. (Foi o terceiro concorrente mais votado, com 11.3%)

Santiago Costa - 12 anos, Camarate (Loures). Cantar, aprender violino e tocar pratos na fanfarra dos bombeiros são os passatempos de Santiago, de 9 anos. A memória mais antiga ligada à música, empurra-o para os primeiros anos de vida, rumo aos bailaricos populares onde começou a cantar, na companhia dos avós. Adora fado e Amália Rodrigues e até desafiaria Gisela João para fazer um dueto. Cantar é a sua «terapia relaxante», mas representar e ser apresentador de televisão, concorrem entre os sonhos do menino de Camarate. (Foi o oitavo concorrente mais votado, com 5.5%)

Matilde Salvador - 9 anos, Moura. Começou a cantar com o avô, ainda pequena. Aos 9 anos, sonha pisar o placo com Mariza Liz e Bárbara Bandeira. Em paralelo à música, imagina-se como pediatra, a «acalmar bebés» e a cuidar das necessidades dos mais pequenos. Elege «pop, fado, ópera e rock», e ainda parte do repertório regional alentejano, como favoritos, desde que permitam dançar, algo que adora. Ocupa os tempos livres na companhia dos seus animais e a divertir-se com os vídeos do TikTok. (Foi a concorrente mais votada, com 18.9%)

Diogo Abreu - 14 anos, Fernão Ferro (Seixal). Compõe se estiver «com as emoções à flor da pele». Quando procura diversão, faz surf, anda de bicicleta, ou procura a companhia dos amigos. Vencer um programa de televisão e viver exclusivamente da música, são os objetivos que levam o jovem seixalense de 14 anos, a dedicar-se arduamente às aulas de piano e canto nos últimos quatro anos. Quando canta, sente «magia» acontecer. Ritmos de soul, jazz e pop, revestem o palco de sonoridades onde os nacionais Bárbara Bandeira, Fernando Daniel e Nuno Ribeiro se destacam. (Foi o sexto concorrente mais votado, com 7.5%)

Comentários

Trending na última semana