Exclusivo: De «Morangos com Açúcar» a «All Together Now», o que é feito de Sofia Baltar?


A poucas horas da estreia de «All Together Now», que promete ser o maior espetáculo televisivo de talentos do mundo, na TVI, o blog SobreTudo destaca o regresso de Sofia Baltar à televisão portuguesa como integrante do painel de 100 jurados, praticamente uma década depois de ter participado em «Morangos com Açúcar».

O afastamento das luzes da ribalta

A atriz explicou o que andou a fazer: «Estive alguns anos fora de Portugal, primeiro vivi na Alemanha e logo de seguida concorri a um concurso público para ser professora de teatro e cinema numa escola em Manhattan, New York. O meu projeto foi o escolhido e mudei-me para lá, trabalhei com pessoas incríveis e ainda fiz um curso de filmmaking no Monroe Community College, New York. Fiz participações especiais em televisão, produzi e fui assistente de realização em algumas longas e curtas-metragens, escrevi e realizei duas curtas-metragens minhas. Fotografei e fiz voluntariado num bairro problemático no Harlem. Criei uma empresa @theactingdresmers (produção, escrita criativa, workshop, headshots, showreel para atores) que pretendo dar seguimento aqui em Portugal».
Atualmente, a jovem dedica-se à sua própria fundação, Peculiarte, que «consiste no privilégio e direito à educação artística, desenvolvendo com sucesso a componente socioemocional e a inclusão efetiva de cada um num todo». «Nesta fundação vários artistas irão a instituições trabalhar de forma gratuita com jovens de bagagem pesada e problemática dando-lhes ferramentas para compreender as próprias emoções», explicou.
«Trabalho também com crianças no aCs21 - A Criança do Século XXI e estou a tirar uma licenciatura em Gestão de Negócios Internacionais na Atlântico Business School, na Boavista. Ainda estou a gravar o meu primeiro EP com músicas escritas por mim e produzidas por Jorge Rodrigues. As minhas músicas irão falar de vários temas que precisam de voz como a corrupção, o racismo, o preconceito, o bullying, a violência doméstica, o crime não questionado pela sociedade, etc. São letras escritas por mim numa íntima descoberta à minha essência», acrescentou.


O papel de mãe

«Tenho dois filhos a Ava e o Siddártha. Viver num país longe sendo mãe não é fácil e a luta diária entre o horário laboral e o horário da escola, das atividades em família que tragam qualidade de vida e o o trabalho de escrita feita por casa é de uma logística de loucos! Mas para quem diz que a mulher não pode ter sucesso profissional e ser uma boa mãe eu sou o exemplo de muitas mulheres que sim: é possível», afirma.


A polémica com Gabriela Barros

Em setembro de 2018, o nome de Sofia Baltar foi envolvido em polémica depois de Gabriela Barros ter afirmado que «foi horrível» trabalhar com ela na série juvenil. «Eu era muito boa atriz para fingir que éramos grandes amigas», disse na rádio Mega Hits.
Posteriormente, Sofia Baltar revelou pormenores de bastidores: «Eu posso dizer que foi um inferno trabalhar com ela porque, durante muitos anos, eu sofri consequências desta pessoa que era protagonista da novela e que simplesmente não queria ensaiar texto comigo desde o primeiro dia porque não gostava de mim (...) constantemente, inventou e criou intrigas acerca de mim que fez com que quase ninguém se desse comigo (...) ela gozava constantemente comigo em cena (...) estava a ser 'pisada'».
Hoje em dia, é um assunto arrumado: «Em relação à Gabriela Barros não tenho nada a acrescentar a não ser que lhe desejo de verdade muitas felicidades e muito amor para que possa contrariar o seu sentido de julgamento para um sentimento de irmandade para com o próximo. Só assim encontrará a verdadeira felicidade».


«All Together Now» é seguro?

O concurso apresentado por Cristina Ferreira tem estado debaixo de polémica por juntar mais de uma centena de pessoas num estúdio em plena pandemia da Covid-19. A TVI já garantiu todas as regras de segurança e higiene, mas as críticas continuam a surgir nas redes sociais.
Sofia Baltar esclarece: «Dentro do local estamos sempre com máscara até o ação e, quando arrancam as gravações, estamos separados por vidros laterais não havendo assim qualquer contacto entre os jurados. A TVI está de parabéns pela organização minuciosa e segura. Claro que no exterior do estúdio cabe a cada um assumir a sua responsabilidade perante a proteção pessoal e do próximo, a TVI não pode controlar a partir da porta de saída».

Os visuais são da responsabilidade da designer Katty Xiomara

Comentários

Trending na última semana